segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Culto da Família na AD Brás tem palavra impactante sobre Benjamim

Pr. Samuel Ferreira ministra sobre a bênção de Benjamim

Com uma ministração aparentemente complexa, o Pr. Samuel Ferreira trouxe ao grande público que compareceu no Culto da Família, realizado na noite de 5 de fevereiro, na sede da AD Brás, importantes ensinamentos sobre comportamento e características que estão disponíveis para o povo de Deus.

A palavra baseada no texto de Gênesis 49.27, que diz: “Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã comerá a presa, e à tarde repartirá o despojo”, o presidente da AD Brás esmiuçou, com base em estudos, a primeira parte do versículo “Benjamim é lobo”. A palavra, que inicialmente parecia complexa, foi completamente explicada pelo pastor e compreendida pelo povo que acompanhou atentamente à ministração, no culto que completava também o quinto dia da Campanha de Portas Abertas.

Pra. Keila Ferreira ora junto com pastores, pelos pedidos da igreja na campanha de Portas Abertas
Após as apresentações que fazem parte da liturgia dos cultos de domingo na AD Brás, como períodos de louvor com o Coral e Orquestra que executaram os hinos da Harpa Cristã número 182 (Jesus no Getsêmani) e 51 (Adoração Reconhecida), com o Coral de Adolescentes, de Jovens e das Mulheres, além do grupo Brás Adoração, o Pr. Samuel entrou na ministração da palavra de Deus.

Benjamim é lobo

Antes de entrar no tema “Benjamim é lobo”, o Pr. Samuel contou sobre Jacó, o pai de Benjamim. Falou de sua fuga por ter recebido a bênção da primogenitura que “arrancou” de seu irmão gêmeo Esaú que por isso queria matá-lo; falou de sua persistência em ser abençoado pelo Anjo do Senhor; falou de seu trabalho para Labão durante 14 anos para conseguir se casar com Raquel, o grande amor de sua vida.

Durante pregação, Pr. Samuel caminha no meio do povo
O pastor destacou também que Raquel era estéril e que Jacó não poderia ter filhos de sua amada. Embora ele tivesse 10 filhos, divididos com Lia (irmã de Raquel) e suas servas, Jacó desejava ter filhos com Raquel. Assim, orou a Deus que atendeu a ambos.

Raquel viveu o milagre de conceber e teve dois filhos: José e Benjamim. Porém ao dar a luz ao segundo filho, Raquel revê um parto muito complicado, ficando muito fraca. Antes de morrer, ela pegou o recém-nascido nos braços e lhe deu o nome de Benoni, que significa “filho da minha dor”. Jacó chorou a morte de sua amada e quando lhe disseram que Raquel já havia dado o nome à criança, Jacó exerceu sua paternidade abençoadora. Afinal, aquele filho era fruto de um sonho, nasceu aquele por quem ele tanto havia desejado e lutado. Jacó pega o menino e ali começa a mudar a história daquela criança.

“Jacó deve ter olhado para seu filho e pensado: que culpa tem essa criança? Eu tenho duas chances ou eu me lembro dessa criança como sendo a razão da morte de Raquel, olho para essa criança e lembro-me de tudo o que eu gostaria de viver ao lado de Raquel, ou passo a ter ódio dela como responsável pela morte da minha amada... Ou eu mudo a história dela!”, conjectura o Pr. Samuel em sua pregação.

Jacó preferiu mudar a história de seu filho. Ele disse: “Hoje você pode mudar a sua visão em relação à situação que você está passando. O mundo espiritual está querendo ver o que você vai dizer diante da situação que você está passando. O que você vai mostrar, o que a luta está gerando em você. Os eventos negativos, coisas que você não consegue entender. O que tudo isso está gerando em você? 

Jacó levantou e disse: ‘Não. Eu não vou aceitar esta situação’. Se você tem fé diga como Jacó: ‘Benoni não. Diga para ninguém chamar esse menino de Benoni, porque hoje eu mudei o nome dele e, a partir de agora, ele é Benjamim, que quer dizer filho da felicidade’”, ministrou o pastor.

“Não importa o que você está passando, pode ser angústia, problemas, lutas... Eles irão gerar felicidade em sua existência. Talvez alguém diga: Ele é um perdedor, é um miserável, ele não presta... Mas vão ter que engolir você dizendo: Mesmo assim, apesar disso, eu sou feliz!”, disse o Pr. Samuel que pediu para o povo repetir: “a minha dor vai gerar felicidade! Ninguém vai usar a dificuldade que estou passando para tirar minha fé”.

Benjamim, o filho de número 12 

Benjamim era o filho caçula, ele era especial por ser o último e ter sido gerado por Raquel. Benjamim tinha que receber uma bênção. Jacó, antes de morrer, chama seus 12 filhos e para cada um entrega uma bênção; uma palavra que determinará o futuro deles. Benjamim foi o último a ser chamado e recebeu a seguinte denominação: “Benjamim tu és lobo que despedaça...”.

“A vida inteira pensei que a bênção de Benjamim tivesse sido errada. Pensei que quando Jacó o chamou de lobo, queria dizer: ‘Você não presta, você é lobo’. Mas descobri algumas coisas sobre lobos. Existem lobos e lobos; os lobos maus e os lobos bons, cheios de qualidade. E é sobre estes que Jacó estava falando”, diz o Pr. Samuel, que explica que há três tipos de lobos:

1) Cizento;
2) Vermelho;
3) Da Etiópia.

O lobo tem as seguintes características, que Benjamim deveria ter:

1) Dentes adaptados para esmagar ossos. “Cuidado com Benjamim, ele é forte!”;

2) Os lobos têm estratégias de caça que ninguém tem. Lobo não caça na espreita, ele se apresenta;

 3) Lobos caçam por resistência. Se não der hoje, continuará amanhã; se não der amanhã, continuará depois... O lobo persiste em seu objetivo até conseguir. Lobo não desiste, é resistente;

4) Lobos têm patas apropriadas para qualquer terreno (há nas patas dianteiras cinco dedos; nas traseiras, quatro). Isso dá a ele condições para andar em todos os tipos de terrenos: Sobre rochas não escorrega; no deserto não queima com o calor; na neve não escorrega, pois suas patas fazem com que o peso seja dividido de forma equilibrada. Assim, o lobo consegue fazer com que a camada de gelo não quebre com seu peso. Ele se movimenta sobre ela sem perigo. As suas unhas aderem no momento que precisam aderir e se escondem no momento em que precisam esconder-se;

“Para você não tem tempo ruim. Diga: “Eu sou lobo. Não tem terreno arenoso, não tem nada que vai me afundar, não tem água que você não ande, nem rocha que não suba, não tem neve que você escorregue. Quando disserem ‘não’, que você não vai conseguir, você vai desfilar... Você recebeu a bênção do seu pai”, ministra o Pr. Samuel à igreja.

5) Lobos têm glândulas odoríferas. Onde ele passa, o cheiro fica. Lobos fazem história. “Você vai fazer história onde Deus te enviar; seja no trabalho, no ministério, na família...”;

6) Lobos têm ouvido aguçado. Ouvem uma folha cair a 300 metros. Não olham para trás para saber o que está acontecendo. “Eu sei tudo o que andam falando de mim. Deus me deu sensibilidade de discernimento;

7) Lobos têm visão noturna. “Benjamim escuta longe, é perseverante e enxerga o que ninguém enxerga; o que ninguém está vendo. Deus vai te fazer enxergar a bênção que ninguém viu. Receba a capacidade de Deus para ver oportunidades através das dificuldades. Toda dificuldade será uma janela para que você enxergue oportunidades e obtenha sua vitória”;

8) Os lobos têm olfato apurado. Deus vai te dar capacidade para que veja e sinta o que estão fazendo de mal contra você para que se previna. “Deus vai te guardar antes que as coisas aconteçam; Ele vai te proteger antes que seus inimigos cheguem; vai te dar a vitória antes que preparem a cilada. O olfato de lobo que veio através da promessa de Jacó a Benjamim está sobre sua vida e você vai ser guardado em nome de Jesus”;

9) Lobos têm pelos que não mancham. Têm duas camadas de pelos volumosas. A primeira é resistente à sujeira; a segunda, à água.O lobo vai andando e o pessoal joga lama em cima dele. Ele só chacoalha. Jogam água para seu pelo ficar pesado e dificultar sua caminhada. Mas nada pega nesse lobo! Não tem praga que chegará à tua casa, à tua tenda. Arma nenhuma preparada contra ti prevalecerá. Se te caluniarem, não te contaminarão, nem pararão sua caminhada com o Senhor”.

O Pr. Samuel Ferreira explicou ainda que Deus não levantou coiotes, nem raposas, mas lobos; como Benjamim.

Disse ainda que um lobo sozinho pode cobrir até 200 quilômetros; uma grande alcateia pode tomar conta de 130 até 13 mil quilômetros.Sabe por quê? Porque lobos gostas de coisas grandes! Enquanto estão jogando algo em você, você está avançando para ‘o grande’ de Deus. Tem alguém aqui comprometido com coisa grande? Essa palavra é para você”.
Pessoas oram e profetizam, umas pelas outras

10) Os lobos têm saliva curativa. A saliva do lobo é como uma penicilina, um remédio. Quando ele se machuca não precisa de médico; ele lambe o ferimento e continua sua caminhada.Todo machucado que estão fazendo em você, a cura está em você mesmo. Toda vez que você abrir a boca, Benjamim, você também vai curar alguém; porque o que sair da sua boca é cura para as vidas”.

No final, o Pr. Samuel pediu para que todos fossem até doze pessoas e abençoassem com uma palavra profética: “Profetize sobre ela, use sua boca e abençoe seu irmão”, disse. Houve uma grande mobilização em toda a igreja e as pessoas ficaram impactadas com a palavra ministrada no Culto da AD Brás.

Adriana Bernardo
Comunicação AD Brás

Nenhum comentário:

Postar um comentário