segunda-feira, 23 de maio de 2011

Revista IstoÉ traz matéria com Pastor Samuel Ferreira

Presidente da AD Brás conta como vê a Assembleia de Deus na atualidade

Uma matéria com três páginas na IstoÉ conta a história da Igreja Assembleia de Deus por meio do pensamento e da gestão do presidente da AD Brás, Pastor Samuel Cássio Ferreira, que recebeu a reportagem da revista em seu gabinete pastoral, na Catedral da denominação em São Paulo.

Com o título “Um pastor moderno entre os radicais” a publicação fala do crescimento da Assembleia de Deus, apesar de seu centenário, e mostra que a expansão e chegada de novos fiéis acontecem por conta da abertura implementada pelo líder da denominação em São Paulo e por sua nova fórmula de gestão. A revista destaca a jovialidade do pastor Samuel Ferreira, que acaba de completar 43 anos, e sua história vivida integralmente dentro da denominação.

Desde que assumiu a presidência da Igreja Assembleia de Deus em São Paulo, tornando-se também o presidente da Convenção Estadual, Samuel Ferreira fez questão de imprimir sua marca de gestor e pastor que prioriza a unidade, o reino de Deus, a vida das ovelhas e o cuidado com os mais de 12 mil pastores que estão sob sua liderança no Estado. “Ser pastor de ovelhas não é fácil, mas ser pastor de pastor é mais complicado”, disse em sua fala no Culto de Ação de Graças realizado na noite de 21 de maio, em comemoração ao seu aniversário. “Mas graças a Deus tudo tem dado certo, tem valido a pena viver”, concluiu.

Em sua entrevista à revista, Samuel Ferreira disse que mesmo com sua nova forma de pastorear considera-se um pastor conservador. “Aquilo que é a essência do Evangelho é inegociável; o que é acessório vamos pensar, vamos conversar...”, explicou.

Apesar de sua pouca idade, Samuel Ferreira tem larga experiência pastoral que advém de sua vida como filho do bispo Manoel Ferreira, presidente da Convenção Nacional e que tem perto de 60 anos de ministério. “Tenho acompanhado meu pai ao longo de seu ministério, o que me trouxe conhecimento e experiência com as diversas causas e desafios na obra de Deus”. Além disso, Samuel Ferreira pastoreia e é presidente da AD de Campinas há 20 anos, é vice-presidente da Convenção Nacional e tem robusta formação eclesiástica, adquirida no Brasil e no exterior.

Para a reportagem da revista IstoÉ, que acompanhou durante um dia inteiro as atividades na Igreja do Brás – exatamente em um domingo onde aconteceram atividades como reunião de mulheres, reunião dos obreiros (pastores do Campo do Brás) e culto da Família – Samuel Ferreira fez questão de deixar claro seu compromisso com a Igreja. “Minha agenda é uma loucura, prego praticamente todos os dias, saio de uma reunião entro em outra, e isso no país todo, mas estou sempre pronto para me dedicar à Palavra e ao cuidado com a ovelha”, ressaltou. O pastor contou um caso que aconteceu recentemente enquanto estava se dirigindo para pregar em uma congregação. “O telefone tocou e era uma pessoa precisando de um aconselhamento naquele momento. Só que eu estava com pessoas no carro e precisava de privacidade. Então pedi ao motorista para estacionar. Saí e comecei a ministrar a pessoa pelo celular na rua. Ela precisava naquela hora e não poderia deixar de atendê-la”.

O presidente da AD Brás falou ainda sobre sua família. “Sei que não fico o tempo que meus filhos e minha esposa gostariam que estivéssemos juntos, mas quando estou com eles paro tudo e dou o meu melhor”, disse. Sua mulher, Keila Ferreira, também é pastora e seu filho mais velho, Manoel Netto, acaba de ser consagrado pastor na convenção de Goiânia. A filha Marinna, de 14 anos, completa a família, que está toda envolvida na Igreja.

Para a reportagem, Samuel Ferreira também destacou que não fez nenhuma revolução na AD (que tem cerca de 15 milhões de fiéis, metade do número de evangélicos do Brasil), mas que a igreja precisa adequar-se aos novos tempos e abrigar a juventude e suas expectativas. “Muitos chamam de revolução, mas o que eu faço é a pregação de um evangelho puro, sem acessórios pesados”, disse o pastor que lidera um dos maiores grupos de jovens na sede da AD Brás.

O pastor disse ainda que as proibições estavam mais fortemente colocadas sobre o mundo feminino. “As irmãs não podiam cortar os cabelos, usar calças compridas, jóias ou adereços que as mulheres tanto gostam, o que fazia com que muitas até saíssem da igreja. Sabemos que não são essas coisas que levam à salvação, mas uma vida reta e santa diante de Deus, e isso está em aceitar a Cristo como Senhor, congregar, ser ministrado por meio da palavra de Deus nos Cultos. Então, não podemos excluir pessoas simplesmente porque gostam dessa ou daquela forma de se trajar”, ponderou.

Quanto ao lado moderno, Samuel Ferreira é usuário das novas tecnologias, como as redes sociais na Internet. Seu Twitter (@PrSamuelOficial), em pouco mais de dois meses está com mais de 140 mil seguidores e cresce a cada dia. “Eu faço questão de usar estas ferramentas, pois descobri que me aproximam das pessoas, o que eu sempre desejei”, justificou o pastor que também usa o Facebook e está ligado por meio de celulares ao mundo virtual.

A matéria completa pode ser lida na edição impressa atual da revista IstoÉ ou pelo link http://www.istoe.com.br/reportagens/138157_UM+PASTOR+MODERNO+ENTRE+OS+RADICAIS?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

Assessoria de Imprensa
AD Brás

4 comentários:

  1. Dou graças a Deus pela liderança do Rev. Samuel, que tem nos inspirado a pregar a palavra genuína, sem os acessórios desnecessários do passado. Pr.Josué Lima ADBrás-Atlanta

    ResponderExcluir
  2. PORQUE? O NETO FOI CONSAGRADO A PASTOR POR GOIANIA? SE MORA EM SÃO PAULO?

    ResponderExcluir