sábado, 31 de dezembro de 2011

Conselhos para o novo ano que se aproxima

Queremos compartilhar conselhos para 2012 oferecidos pelo Pr. Samuel Ferreira, presidente da Assembleia de Deus Brás, que foram extraídos do texto bíblico de Provérbios 11.14, que diz: “Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança”.

1)      Guarde o seu coração – O diabo tem preparadas ciladas para entristecer seu coração logo no início do ano, talvez até na noite de ceia em que estiver com sua família. Não deixe que nada roube sua paz, sua saúde, sua alegria. Guarde, proteja, construa fortificações para que nada entre em seu coração. Não aceite que seu coração seja depósito de tristeza. Declare: Em 2012 meu coração será fonte de alegria.

2)      Afaste da sua boca palavras perversas –Há poder na sua palavra. Não comece 2012 blasfemando.  Não empreste sua boca para palavras que não irão edificar. Não fale palavras pesadas para seu filho, amigo, cônjuge. Há poder nas palavras e elas podem decidir muitas coisas. Preste atenção e cuide para que sua boca seja usada para abençoar.

3)      Seja rápido para perdoar, rápido para reconhecer suas faltas e tardio para ficar ofendido – Quando você não perdoa alguém, você carrega esse alguém dentro do seu coração. Não carregue no teu coração quem te magoou, porque quem sofre é você. Quando você não perdoa, você fica carregando a pessoa para onde você for. É um peso que só te traz infelicidade. Libere esta carga! Esqueça o passado. Seja rápido para reconhecer onde errou, para ver seus próprios defeitos antes de culpar alguém.

4)      Aproveite as experiências de 2011 – Evite errar nas mesmas situações. Se você escorregou em uma casca de banana, evite-a. Aprenda com aquilo que foi negativo e não caia novamente. Fique atento e não queira de novo incorrer no mesmo erro achando que agora vai ser diferente. Deus tem coisas novas.

5)      Olhe pra frente – Não importa o que aconteceu em 2011, as frustrações, os problemas, as lutas... Olhe para o que virá! Não perca tempo com as coisas do passado e focalize o futuro. Para que carregar com você as experiências ruins. O segredo dos que triunfam é sempre recomeçar. A Bíblia nos ensina a olhar para frente.

6)      Não seja invejoso – Aprenda a dormir e ter os seus próprios sonhos. Não queira o sonho do outro. Tenha cuidado de ti mesmo, não deseje viver a vida do outro. Cuide da sua vida, dos seus interesses, dos seus projetos, dos seus sonhos. Tenha tempo para você e deixe o outro viver a vida dele. O mesmo Deus que o abençoa, te abençoa também. Lute pelo seu ideal e pelos seus sonhos.

7)      Aprecie a vida – Sorria quando for o caso. Não tenha vergonha de ser feliz. Saboreie o alimento. Tenha tempo para beijar e abraçar seus filhos, seu cônjuge. Fale uma palavra de carinho. Glorifique a Deus, tenha liberdade de louvar ao Senhor. Viva a vida em sua plenitude!

8)      Pense coisas boas – Não tenha pensamentos negativos, pessimistas. Não fique dizendo que as coisas não vão mudar, que no novo ano tudo vai continuar igual. Siga  conselho da carta aos Filipenses 4.8: “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.

9)      Valorize os seus relacionamentos – Cuide de suas amizades. Se você tem amigos, valorize, porque quem tem amigo tem ouro! Se aos 70 anos, quando a Bíblia diz que tudo é enfado, você puder contar nos cinco dedos de uma mão os seus amigos, você será uma pessoa feliz. Mulheres, existem dois momentos em que não se deve brigar com seu marido: na hora que ele sai de casa, para que não fique feliz por estar saindo, e na hora que chega em casa, para que não se arrependa de ter voltado. Preze seus relacionamentos de amizade e conjugais.

10)   Aceite a vontade de Deus – Ele trabalha em uma esfera maior que a nossa. Enquanto a gente só consegue enxergar até a curva, Deus vê a estrada toda. Quando for orar tenha coragem e diga: seja feita a tua vontade. Deus sempre tem o melhor para nós.

11)   Confie em Deus acima de tudo – Cremos que 2012 será um ano de vitórias, porém, toda vitória vem após lutas e desafios. Não desanime, nem desista diante das dificuldades. Deus está no controle. Em Jeremias 33.3 diz: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.”

12)   Aceite os desafios de Deus – Deus acredita no seu potencial. Ele acredita em você. Ele aposta em você. Veja a história de Jó. Não foi o diabo quem pediu pra Deus olhar as atitudes de Jó, mas Deus que disse: Olha o meu servo Jó... Isto porque Deus apostava tudo sobre ele. Em 2012 muitos desafios virão, mas se desistir de pelejar não terá uma única vitória!

Com estes conselhos tirados da Palavra de Deus, desejamos a você e à sua família um 2012 abençoado, repleto de alegria, paz, esperança e saúde!

Assembleia de Deus Brás

2 comentários:

  1. Show de bola a mensagem de hoje. Temos a certeza que 2012 será o melhor ano de nossas vidas e da nossa igreja ate os dias de hoje.

    ResponderExcluir