quinta-feira, 9 de junho de 2011

"O que prego é um evangelho puro, sem acessórios pesados", diz Pastor Samuel Ferreira

Jesus em sua infinita sabedoria disse: “Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo. Nem se põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, as vasilhas se rebentarão, o vinho se derramará e as vasilhas se estragarão. Pelo contrário, põe-se vinho novo em vasilhas de couro novas; e ambos se conservam” (Mateus 9:16-17 NVI)

Como grande líder de homens que não entendiam acerca do Reino de Deus, mesmo que estivessem sob a tutela dos religiosos, Jesus com este texto ensina sobre a necessidade de inovação e usa para isso dois opostos: o velho e o novo. O Filho de Deus fala da necessidade de inovar para não perder. Explica sobre o perigo e as conseqüências de se misturar o velho ao novo: o velho não suportará!

O que quero dizer com isso é que temos que rever nossas posturas como líderes levantados por Deus, vocacionados para apascentar e levar um imenso rebanho para o aprisco do Senhor. É certo que durante décadas a Igreja não teve tempo para refletir e para examinar teologicamente questões como usos e costumes, que acabaram sendo incorporadas ao comportamento das pessoas, devido seu crescimento. Glória a Deus por isso! Mas passado o tempo, começamos a ter condições de estudar a Palavra de Deus e ter boa vontade para aprender o que de fato importa!

O vinho é bom, mas a vasilha não suporta. Como podemos nos importar mais com a aparência, com a vasilha, do que com o vinho, com a essência? A igreja ainda tem muito o que crescer. E igreja cresce com salvação de vidas. Ela também decresce quando as vidas vão embora. Quando, por uma ‘confusão teologica’ as pessoas são excluídas ou impedidas de servirem a Deus.

Jesus não veio para julgar, mas para salvar! O sangue do Filho de Deus foi derramado em favor de quem? Quem é digno? Quem não é pecador? Jesus fez questão de conviver com os piores de sua época, com os condenáveis, com os impuros, com as prostitutas... Ele veio para os doentes e não para os que eram sãos!

Não que Jesus tenha ido contra a lei, contra as regras do Antigo Testamento. O apóstolo Paulo disse aos gálatas que a lei era boa, mas ninguém conseguia se salvar pela lei! Jesus veio cumprir a lei e seu papel é salvar a humanidade.

O próprio Cristo inovou sem perder a essência. Veja que a mulher adúltera, que foi entregue a Jesus, pela lei era digna de ser apedrejada pelo seu pecado. Mas Jesus traz uma nova concepção para salvação e perdão dos pecados, e este novo conceito não força, mas oferece a oportunidade de haver mudança de vida. É assim.

O apóstolo Paulo foi explícito quanto falou à sociedade subjugada pelo legalismo, em Colossenses 2.30-23: "Se, pois, estais mortos em Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêssemos no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne". Aquelas pessoas precisavam ser livres em Cristo, pois estavam com suas almas corrompidas.

Em Romanos 6.14-18 também escreve sobre a liberdade: "Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas da graça. Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça." Cristo nos libertou , mas essa liberdade não nos dá o direito para o pecado. Minha posição não é inovação para a libertinagem abrindo porta para o pecado onde tudo vale, tudo pode... Precisamos contemporizar. Ter a mente aberta para inovar nos acessórios, mantendo o principal inegociável e indiscutível.

Onde queremos chegar? O quanto queremos conquistar? Até onde desejamos avançar? As respostas precisar estar coerentes com os dias atuais, com as ferramentas disponíveis hoje, com o dia a dia das pessoas, alvo da nossa pregação e do amor incondicional de Deus por elas. Como homem de Deus, como servo de Cristo quero me alinhar com o pensamento do meu Mestre. Trabalhar para salvar. Pregar para ensinar. Pastorear para proteger. Sem prisões, sem jugo, sem juízos; mas com amor e perseverança para cumprir nossa chamada.

Pastor Samuel Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário